Feijão comum

Da casa da vovó para a sua!
 INGREDIENTES:

1 xícara (chá) de feijão carioca Picinin

3 e 1/2 xícaras (chá) de água

2 folhas de louro

2 colheres (sopa) de óleo

3 dentes de alho picados

1/2 cebola picada

Sal e pimenta-do-reino a gosto

 PREPARO:

Coloque o feijão carioca Picinin em uma panela de pressão com a água e as folhas de louro. Tampe a panela e cozinhe por 15 minutos após iniciada a pressão. Desligue, deixe a pressão sair naturalmente e abra a panela. Verifique se o feijão está cozido e se necessário cozinhe por mais alguns minutos. Reserve. Aqueça outra panela com o óleo e frite o alho e a cebola até ficarem levemente dourados. Junte o feijão cozido, tempere com sal e pimenta e cozinhe por mais 5 minutos. Desligue e sirva.

 

Dicas:

- O feijão tem que ser cozido com pelo menos 3 xícaras (chá) de água para cada 1 xícara (chá) de feijão.

- Uma coisa legal para que elimine as toxinas do feijão que causam gases é deixá-lo de remolho, ou seja de molho por umas 8 horas, trocando a água 1 vez nesse tempo. Esse processo também faz com que o feijão cozinhe mais rápido e fique mais suculento.

- O tempo de cozimento do feijão pode variar de 10 minutos (se deixado de molho) até uns 20 minutos quando for direto para a panela sem molho ou remolho. Isso depois de iniciada a pressão.

- O que pode ser feito é cozinhar uma grande quantidade de feijão sem temperos (somente louro) e guardado em porções menores no congelador. Depois disso você pode ir refogando o feijão aos poucos, assim sempre vai ter um feijão com cara nova na mesa.

- Para deixar o feijão com o caldo grosso, a dica é amassar um pouco dos grãos na hora de refogar.

- Para congelar, espere esfriar, coloque em potes com tampa e congele por até 3 meses. Retire a porção que vai refogar e deixe na geladeira ou em temperatura ambiente até descongelar.

Siga a Picinin nas redes